Aromaterapia: Saúde através dos Aromas

Por Lidiane Leal.

A aromaterapia (utilização de aromas naturais para fins terapêuticos) tem suas origens na antiguidade. Civilizações como o Egito, China e Índia usavam ervas aromáticas para fins curativos, religiosos e estéticos. Desde então, vários estudos vêm comprovando a eficácia dessa terapia, que utiliza os princípios terapêuticos dos óleos essenciais naturais.

FloraisdeBAch2

O óleo essencial está presente nas plantas e pode ser encontrado em raízes (gengibre), folhas (alecrim), flores (lavanda), casca de árvores (canela), resinas (mirra) e ainda na casca de algumas frutas (laranja). O óleo essencial é o responsável pelo aroma característico da planta, são altamente concentrados, 100% puros e voláteis (evaporam-se com facilidade em contato com o ar).

376510829732703484-2

AdobePhotoshopExpress_5a1645941e6d4a5585343e266c151cb3

De forma objetiva, existem dois caminhos que o óleo essencial percorre quando inalado.

Via Pulmões: leva as moléculas aromáticas para a corrente sanguínea, que gera efeitos sobre qualquer órgão do corpo.

Via Cérebro primitivo: a molécula do óleo essencial se instala na mucosa do nariz, nesse momento inicia-se a troca de informação, a mensagem é transmitida do bulbo olfativo para o sistema límbico. O sistema límbico é um conjunto de estruturas responsáveis por diversos mecanismos do corpo humano. No sistema olfativo, ele desempenha papeis relacionados a emoções, memórias e comportamentos (impulsos como fome, sede e sexo). O cérebro primitivo responde a ações de modo imediato, assim, é possível compreendermos porque ao inalarmos algum aroma temos reações inesperadas de felicidade, tristeza, nostalgia, humor e comportamento.

2016-12-15-15-38-58

Os óleos essenciais possuem muitas propriedades curativas e podem ser utilizados para manter a saúde, confira alguns benefícios:
Alivia dores;
Combate bactérias, fungos e infecções;
Proporciona equilíbrio emocional no tratamento de estresse;
Aumento de energia e concentração mental;
Redução de Celulite e Gordura;
Melhora na circulação sanguínea;

WP_WM201572084830 Arom (2)

Os óleos essenciais têm uma considerável lista de usos terapêuticos, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada pesquisa realizada. E você pode se beneficiar desta terapia usando-a no seu xampu, sabonete, creme, em pulverização e difusão aérea, inalação, compressas, banhos e massagens. O tratamento adequado deverá ser definido junto ao profissional.

Estudos comprovam que em uma massagem usando óleos essenciais, os efeitos terapêuticos deste, dependendo da densidade do óleo, levam de 5 a 15 minutos para chegar em toda a corrente sanguínea. Os efeitos dessa terapia se prolongam, podendo gerar benefícios de 3 a 5 dias no organismo. É importante ressaltar que os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente na pele, salvo raras exceções, para isso usamos carreadores (meio de transporte dos óleos essenciais).

13875711-l

Mesmo diante dos benefícios que a aromaterapia oferece, ela está sujeita a cuidados, de tal forma que na Sinoterapia oferecemos uma criteriosa avaliação para indicação do uso adequado do óleo essencial.

452ebf63-1e4e-4858-a430-d991c1e3c885