A Sinoterapia e demais Terapias Alternativas funcionam mesmo?

Terapias Alternativas Funcionam? Essas Terapias servem para mim? Qual a diferença entre as Terapias Alternativas e a Medicina Convencional?

sinoterapia-39Estas são apenas algumas das perguntas que eu ouço quase que diariamente. As pessoas demonstram sempre grande interesse quando o assunto é melhorar sua saúde e largar a rotina de remédios, mas duvidam muito se as chamadas Terapias Alternativas podem ajudar e até mesmo garantir uma melhor qualidade de vida.

Diante disso, resolvi escrever este post, para que os interessados possam conhecer um pouco mais sobre o maravilhoso universo das Terapias Alternativas, e a Sinoterapia.

O que é "Terapia Alternativa" ?

Este termo genérico se refere às Terapias que utilizam uma visão diferenciada do Ser Humano. Não se assuste, não é nada místico, apenas conceitos que vão além do conceito anatômico-fisiológico-bioquímico no qual se baseia grande parte da nossa área da saúde. Como fisioterapeuta, utilizo esses conceitos também, e são excelentes. Mas eu pude constatar muito rapidamente que o Ser Humano vai além disso. Quantas pessoas vocês conhecem que estavam depressivas e adoeceram, ou que diante de uma lesão física, entraram em depressão?

Pois é, esta relação mais complexa do Ser Humano é dificilmente trabalhada com tantas especializações que nossa área da saúde tem hoje. Falamos tanto  em tratar doenças, reduzir sintomas, e falamos tão pouco do que as pessoas realmente querem: melhorar e preservar sua saúde.

A Sinoterapia, assim como as chamadas Terapias Alternativas, complementam a visao anátomo-fisiológica-química com o que chamamos de "Visão Holística". Nada de misticismo aqui também, se trata simplesmente de uma visão mais integradora do Ser Humano. Uma visão que se preocupa mais com a pessoa do que com a doença que ela hospeda, uma visão que busca muito mais o bem-estar e a prevenção do que o tratamento apenas.

Esta Visão Holística é muito antiga, e pode ser encontrada na Medicina Tradicional Chinesa, na Medicina Auyrvedica, na Grécia antiga, nas práticas Shamânicas, etc.

A Sinoterapia, baseada na Medicina Tradicional Oriental, utiliza esse conceito de melhorar as condições da própria pessoa para que ela possa tratar de seus problemas ( doenças, sintomas, patologias) e preveni-los. A médio e longo prazo, isso significa menos tratamentos e menos remédios, e mais qualidade de vida.

Quando eu posso me beneficiar da Sinoterapia ou de outra Terapia Alternativa?

Muito fácil: Quando você tiver a certeza de que a Saúde é mais do que a ausência de doenças... Saúde é a Qualidade de vida através de um bom equilíbrio geral do Ser Humano. Você poderá decidir usar a Sinoterapia quando:

  • For importante para você usar todos os recursos necessários, convencionais ou não, para sua melhoria.
  • Tratamentos convencionais se mostraram pouco eficazes ou insatisfatórios.
  • Um tratamento funcionou para alguém , mas não para você: todos somos diferentes, então uma receita de bolo não vai funcionar para todos.
  • Você já está com mais problemas provocados pelos efeitos colaterais de medicações.
  • Você percebe que pode melhorar e muito sua condição com pequenas orientações de mudanças de hábitos diários.
  • Prevenir for melhor do que remediar.

Qual a diferença entre a Sinoterapia (terapia alternativa) e a Terapia Convencional?

Ambas buscam a melhora da pessoa, porém o fazem de maneiras diferentes. A Sinoterapia vai buscar estimular a capacidade natural de cura do indivíduo ( como o sistema imunológico), tratando mas ao mesmo tempo ensinando o  corpo a se defender ( prevenção). Já que utiliza os recursos do próprio corpo, apresenta pouco ou nenhum efeito colateral.

Já a Terapia convencional muitas vezes utiliza medicamentos sintéticos, que atuam diretamente nos sintomas, porém, muitas vezes apresenta efeitos colaterais que a longo prazo se tornam mais graves que o problema inicial.

As duas Terapias podem e até precisam ser combinadas de acordo com o caso. A medicação alopática pode ser necessária, mas podemos com a Sinoterapia  reduzir gradualmente a dosagem da medicação ou até eliminá-la. No meu caso, tenho um ótimo conhecimento tanto da Sinoterapia quanto da Terapia convencional, e durante uma avaliação certamente poderei indicar a melhor maneira de combiná-las.

Eventualmente, já foi comprovado o menor custo da Terapia Alternativa se comparado com cirurgias e outros tratamentos medicamentosos. É pela eficácia e pelo baixo custo que muitos países ( inclusive nosso Brasil) utilizam  as Terapias Alternativas nos seus sistemas de saúde pública.

Sinoterapia e outras Terapias Alternativas são seguras ?

Com certeza. Um bom profissional sempre buscará trabalhar com uma grande margem de segurança. Afinal, estamos falando da vida e saúde de um indivíduo.
Nunca é demais relembrar que em se tratando da área da saúde, a Sinoterapia assim como demais Terapias Alternativas são realizadas em ambientes aprovados pela vigilância sanitária e com equipamentos higienizados e/ou descartáveis, também aprovados pela vigilância sanitária.

Que condições podem ser tratadas com a Sinoterapia?

Muitos me perguntam se funciona mesmo. Outros profissionais da área da saúde dizem que é efeito placebo. Bem, o efeito placebo existe em todas as terapias, inclusive na medicação que você pode estar tomando agora, o que só ajuda no seu tratamento. E se a Acupuntura não fosse eficaz, me pergunto porque todos os conselhos de todas as profissões da área da saúde ( inclusive os próprios médicos), reconhecem tal especialidade. Mas posso provar a eficácia desta Terapia de maneira mais "oficial".

A Organização Mundial da Saúde já considerou a Medicina Tradicional Chinesa como patrimônio intelectual da humanidade, e aceitou oficialmente a eficácia da acupuntura ( e portanto da Sinoterapia) em diversos casos:

- Dores : crônicas, agudas, pós-cirúrgicas e dentárias.
- Infertilidade
- Rinite alérgica e sinusite
- Hipertensão Arterial
- Acidente Vascular Cerebral ( AVC)
- Distúrbios digestivos : gastrite, constipação
- distúrbios psicológicos: depressão, ansiedade, síndromes do pânico
- Insonia
- Dependências químicas: drogas, álcool , cigarro.
- Alterações metabólicas: Hipo e Hipertireoidismo
- Cefaléias
- etc

Recentes estudos estão sempre adicionando mais e mais condições tratáveis com a Acupuntura, portanto esta lista só tende a crescer. Embora muitas pessoas já estejam se beneficiando com essa Terapia, os estudos levam um certo tempo para serem validados, da mesma forma que os medicamentos que costumamos usar. Para mais informações, aqui vai um link com descrição completa dos achados sobre a Acupuntura feito pela Organização Mundial da Saúde: Acupuncture: Review and Analysis of Controlled Clinical Trials.

Por fim, evidências arqueológicas hoje já sugerem a utilização da técnica da Acupuntura desde o periodo Neolítico, ou seja , há cerca de 10 000 anos A.C.

A Sinoterapia utiliza Laser ao invés de Agulhas ?

Sim, posso utilizar tanto as tradicionais agulhas de acupuntura como o moderno Laser, ou posso até mesmo combiná-los. A Universidade de Maryland já publicou que a Técnica de Acupuntura com Laser (e portanto , a Sinoterapia) pode " modular parâmetros fisiológicos e neurovegetativos", ou seja, estimular o organismo. Nesta universidade também foram publicados estudos que comprovam a eficácia da Acupuntura em casos de Osteoporose, Infertilidade, Hipertrofia muscular, fibrose hepática e alívio da dor.

Resumindo?

A Sinoterapia , assim como outras Terapias Alternativas são comprovadamente eficazes, de baixo custo a médio e longo prazo, pode ser combinada com outras Terapias Convencionais pois não apresenta efeitos colaterais, estimula o potencial de cura da própria pessoa, tratando e ao mesmo tempo ensinando seu próprio corpo a manter-se saudável, podendo desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

O que você está esperando? Marque sua consulta gratuita!

 

Referências:

Shifen Xu and Lixing Lao. Medical Acupuncture. March 2012, 24(1): 10-14. doi:10.1089/acu.2011.0831.

Differential spectral power alteration following acupuncture at different designated places revealed by magnetoencephalography (Proceedings Paper). Youbo You; Lijun Bai; Ruwei Dai; Ting Xue; Chongguang Zhong; Zhenyu Liu; Hu Wang; Yuanyuan Feng; Wenjuan Wei; Jie Tian. 14 April 2012. 


Proceedings Vol. 8317. Medical Imaging 2012: Biomedical Applications in Molecular, Structural, and Functional Imaging, Robert C. Molthen; John B. Weaver, Editors.

Acupuncture Research. Inhibitory Effect of Acupuncture on Hepatic Extracellular Matrix Production in Carbon Tetrachloride-induced Liver Fibrosis Rats. 2012-01.

T. G. Wegmann, H. Lin, L. Guilbert, and T. R. Mosmann, “Bidirectional cytokine interactions in the maternal-fetal relationship: is successful pregnancy a TH2 phenomenon?” Immunology Today, vol. 14, no. 7, pp. 353–356, 1993.


Minyoung Hong, Sarah S. Park, Yejin Ha, et al., “Heterogeneity of Skin Surface Oxygen Level of Wrist in Relation to Acupuncture Point,” Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, vol. 2012, Article ID 106762, 7 pages, 2012. doi:10.1155/2012/106762.

Zhongguo Zhen Jiu. 2012 Jan;32(1):13-6. Observation on influence of bone metabolism biochemical indices of senile osteoporosis treated with distant acupuncture and nearby tuina]. Wang T, Pang L, Huang H, Wang WY. Institute of Acupuncture and Moxibustion, China Academy of Chinese Medical Sciences, Beijing, China.

Napadow, V., Lee, J., Kim, J., Cina, S., Maeda, Y., Barbieri, R., Harris, R. E., Kettner, N. and Park, K. (2012), Brain correlates of phasic autonomic response to acupuncture stimulation: An event-related fMRI study. Hum. Brain Mapp.. doi: 10.1002/hbm.22091.

Author Information: Massachusetts General Hospital, Charlestown, Massachusetts. 
Department of Radiology, Logan College of Chiropractic, Chesterfield, Missouri. Kyung Hee University, Yongin, Korea. 
Department of Anesthesia and Critical Care, Massachusetts General Hospital, Boston, Massachusetts. 
Department of Brain and Cognitive Science, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts. 
Department of Anesthesiology, University of Michigan, Ann Arbor, Michigan.

Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. V 2012, ID402590. Sino-European Transcontinental Basic and Clinical High-Tech Acupuncture Studies—Part 3: Violet Laser Stimulation in Anesthetized Rats. Xin-Yan Gao, Gerhard Litscher, Kun Liu, and Bing Zhu.

Biochemical and Biophysical Research Communications. Volume 410, Issue 3, 8 July 2011, Pages 434–439. Acupuncture ameliorated skeletal muscle atrophy induced by hindlimb suspension in mice. Akiko Ondaa, Qibin Jiaob, Yasuharu Naganoc, Takayuki Akimotod, Toshikazu Miyamotoe, Susumu Minamisawab, Toru Fukubayashia.
Goldman N, Chen M, Fujita T, et al. Adenosine A1 receptors mediate local anti-nociceptive effects of acupuncture. Nat Neurosci 2010.