10 Benefícios da Massagem com Pedras Quentes

Por Lidiane Leal.

12039773_998111953553688_2656610484305733291_n

A massagem, em suas diversas formas, é uma prática milenar exercida em todo o mundo, e seus benefícios são amplamente conhecidos. Atualmente existem vários estudos comprovando a eficácia da massagem, o "Touch Research Institute", nos Estados Unidos, conduziu aproximadamente 80 estudos sobre os efeitos positivos da massagem em todas as faixas etárias. Dentre as descobertas significativas destacamos a melhora no crescimento (em crianças), redução de dores (fibromialgia, por exemplo), redução nos problemas com a autoimunidade (aumento das funções pulmonares na asma e diminuição dos níveis de glicose em diabéticos), melhoria da função imunológica e melhoria da performance e agilidade. Muitos destes efeitos se apresentaram devido ao relaxamento e a diminuição dos hormônios causadores de estresse.

Dentre as técnicas de massagens destacamos a massagem com pedras quentes, esta pode ser uma importante aliada na hora de cuidar da saúde, pois além de proporcionar bem-estar prevenindo uma série de problemas de saúde, a técnica pode ainda ser utilizada para tratamento de doenças.

Ped

Conheça alguns benefícios da massagem com pedras quentes:

Benefícios Físicos

  • Melhora muscular e óssea – A massagem com pedras quentes aumenta a circulação sanguínea e estimula os músculos. Ajuda a manter a musculatura bem nutrida, desenvolve a flexibilidade e vitalidade após um trauma, doença ou atividade excessiva.
  • Melhora da postura – Após a massagem os músculos e articulações ficam mais relaxados, sendo possível realizar movimentos mais amplos, refletindo em uma postura melhor.
  • Melhora circulatória – A massagem com pedras quentes tende a ser mais profunda melhorando a circulação, dessa forma, ajuda a reduzir a pressão sanguínea e elimina toxinas.
  • Melhora respiratória – A medida que fortalece e relaxa os músculos respiratórios, a massagem desenvolve as funções pulmonares, o que resulta em uma respiração mais lenta e profunda reduzindo a gravidade de ataques de asma.
  • Melhora digestiva – A massagem abdominal promove a produção de secreções do aparelho digestório que auxiliam na digestão dos alimentos. Atua também na melhora dos movimentos peristálticos para a evacuação.
  • Melhora da pele – a massagem pode auxiliar na recuperação de problemas de pele, tônus e textura, assim como de qualquer tipo de escoriação ou cicatriz.
  • Alívio da dor – A massagem com pedras quentes proporciona uma boa circulação sanguínea, que pode aliviar dores localizadas ou reflexas. A liberação de substâncias neuroquímicas como as endorfinas interrompe o ciclo da dor, trazendo alívio rápido.

Benefícios Emocionais

  • Melhora da insônia, stress e ansiedade – A massagem com pedras quentes proporciona um relaxamento profundo que afeta positivamente o sistema nervoso (diminuem taxas de cortisol e de hormônios relacionados ao estresse) reduzindo o estresse e a ansiedade. Para quem sofre de insônia esse relaxamento tende a melhorar significativamente a qualidade do sono.

Benefícios Psicológicos

  • Melhora da consciência corporal – Estudos comprovam que pessoas que recebem massagem regularmente tendem a adquirir maior consciência corporal. A medida que o interagente relaxa e se coloca em sintonia com seu bem estar inicia um interessante processo de autoconhecimento.

Benefícios Energéticos

  • De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo tem canais de energia conhecidos como Qi. Aplicada esta técnica na massagem com pedras quentes pode-se promover o fluxo do Qi, eliminado “obstáculos” ou bloqueios de energia para reenergizar ou reestabelecer o fluxo energético do corpo.

 Mesmo diante dos benefícios que a massagem com pedras quentes apresenta, ela está sujeita a cuidados, assim como as demais técnicas de massagem, de tal modo que a avalição com um profissional torna-se indispensável.

Pedr